Ícone de Telefone(47) 3047-7007Ícone de Whatsapp(47) 99936-0016

O SONHO DE MORAR NA PRAIA E O INVESTIMENTO EM QUALIDADE DE VIDA

Mercado Imobiliário
23/03/2021
O SONHO DE MORAR NA PRAIA E O INVESTIMENTO EM QUALIDADE DE VIDA

Requalificação Da Avenida Atlântica Iniciou Em Balneário Camboriú. Especialista Defende Que O Município Continue Investindo Em Diferenciais Como Esse

 

Morar na praia é um sonho de consumo que vem se tornando cada vez mais realidade. Essa tendência se consolida pela melhora da infraestrutura dos municípios litorâneos, pelo aumento no padrão dos imóveis e também pela mudança de hábitos dos brasileiros. Os municípios costeiros não agregam todas as comodidades de uma metrópole, mas têm qualidade de vida. Item cada vez mais apreciado. Diante dessa realidade, cidades como Balneário Camboriú e Itajaí se tornaram fonte de inspiração para quem procura um imóvel na praia e busca infraestrutura e mobilidade urbana.

O cartão postal urbano da região [com seus modernos e arrojados condomínios], em conjunto com as paisagens naturais e áreas de mata atlântica nativa preservada que a região oferece, aliadas à orla de areias claras e águas cristalinas, fazem do litoral norte catarinense um dos principais destinos turísticos do Brasil. Inclusive, procurado por um terço dos estrangeiros que visitam o país em viagens de lazer.

Essas características auxiliam no desenvolvimento da região, fazendo com que o metro quadrado dos imóveis seja um dos mais valorizados do Brasil. A região conta com empreendimentos de alto padrão prontos para morar ou em construção. “É significativo o aquecimento nas vendas do segundo semestre do ano passado para cá, com maior procura pelos apartamentos à beira-mar”, diz o especialista em mercado da Tonadri Conexões Imobiliárias, de Balneário Camboriú, José Antônio Roncaglio.

Esse avanço foi alavancado pela queda na taxa de juros para 2% ao ano [2020] e também pelo fenômeno da pandemia. “A necessidade de isolamento social fez com que as pessoas ficassem mais em casa, e esse fator despertou a necessidade de mudança para apartamentos maiores e melhores”, explica Roncaglio. Aliado a isso, vem o fator investimento. “O mercado imobiliário continua sendo o investimento mais seguro e rentável”, opina.

Inclusive, esse cenário fez com que muitas incorporadoras antecipassem lançamentos para atender a crescente demanda. Realidade que tende a melhorar com investimentos do poder público em infraestrutura urbana e também pelo alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú. Roncaglio também defende a revitalização do calçadão como crucial.

Inicio das Obras de Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú (Imagem do início das obras de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú)

O arquiteto e coordenador do Curso de Arquitetura da Univali, Carlos Alberto Barbosa de Souza, diz que Balneário Camboriú é conhecida nacionalmente e mesmo no exterior pela qualidade e pujança de sua economia e, principalmente, pelos aspectos que englobam a forte indústria da construção civil. “As edificações de grande altura na beira do mar são também exemplos estudados no mundo de engenharia. A grande densidade que a cidade apresenta lhe dá uma vida urbana invejável, que não acontece em outros lugares”, avalia o professor.

Por outro lado, segundo o arquiteto, estes fatores são finitos, pois dependem do território, e Balneário Camboriú é um dos menores municípios do estado. “A cidade deveria repensar sua matriz econômica e também sua ocupação territorial. Roncaglio vai mais longe e defende a implementação do masterplan desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura Jaime Lerner para a cidade e mais investimentos em infraestrutura básica. “A iniciativa privada vem fazendo a lição de casa e investindo em equipamentos turísticos que agregam valor ao destino. O poder público também precisa fazer sua parte.”

Toninho Roncaglio - Sócio Proprietário da Tonadri Toninho Roncaglio (Sócio da Tonadri)

 

Fonte: construcaocivilsc.com.br/ 

Nossos corretores

Entre em contato com nossa equipe

icon-natelaNatela- Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossaPolítica de Privacidade.

OK, entendi.