Ícone de Telefone(47) 3047-7007Ícone de Whatsapp(47) 99936-0016

A Missão do Zoológico de Balneário Camboriú: Um Legado de Compaixão e Conservação

TurismoFique por dentroBalneário Camboriú
14/03/2024
A Missão do Zoológico de Balneário Camboriú: Um Legado de Compaixão e Conservação

Em Balneário Camboriú, Santa Catarina, encontra-se um refúgio extraordinário dedicado à proteção e recuperação da fauna silvestre. O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd, mais conhecido como Zoológico de Balneário Camboriú, é uma ONG que se destaca não apenas por sua exuberante biodiversidade, mas também por seu compromisso inabalável com a conservação da fauna e flora.

Desde sua inauguração em 1º de dezembro de 1981, este santuário de 41.482 m² tem sido um lar para cerca de 1.000 animais, oferecendo uma nova chance a muitos seres vivos que enfrentam adversidades. Fundado por Cyro Gevaerd, o parque nasceu da visão de criar um espaço onde os turistas pudessem se conectar com a natureza e aprender sobre a importância da preservação ambiental.

Sob administração do Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora (ICCO) desde 27 de junho de 2007, o zoológico ampliou sua missão, abrangendo a reabilitação de animais resgatados, a educação ambiental e a pesquisa científica. Através de uma parceria com a SANTUR e o Governo do Estado de Santa Catarina, este centro de conservação continua a florescer, evidenciando o poder da colaboração em prol da natureza.



Um refúgio para os animais

Cada habitante do Zoológico tem sua própria história de resiliência, muitos deles resgatados de condições de maus-tratos ou de tráfico ilegal de animais. Aqui, eles encontram cuidados especializados para superar suas deficiências, com um objetivo claro: a reintegração ao seu habitat natural sempre que possível. Para aqueles que não podem ser devolvidos à natureza, o Zoológico oferece um lar seguro e açúcar, onde podem viver com dignidade.



Educação Ambiental como Pilar

O Complexo Ambiental Cyro Gevaerd vai além do cuidado com os animais; ele se dedica a moldar uma consciência ecológica nos visitantes. Através de programas educacionais dirigidos a estudantes, idosos e pessoas com necessidades especiais, o Zoológico promove uma conexão profunda com o mundo natural. Seu berçário, museu e diversas exposições oferecem uma janela para a rica biodiversidade da região, enquanto educam sobre os desafios enfrentados pela fauna e flora locais.



Um compromisso com o futuro


Participando de programas de gestão e conservação, como o Studbook e o Programa de Manejo ex situ de espécies ameaçadas, o zoológico trabalha incansavelmente para garantir um futuro mais verde. Esses programas são essenciais para a preservação da variabilidade genética e demográfica das espécies, abrindo caminho para a reintrodução de indivíduos na natureza, quando necessário.



Convidamos você a fazer parte dessa missão


Na TONADRI, acreditamos na importância de promover espaços que incentivem a conservação e a educação ambiental. O Zoológico de Balneário Camboriú é um exemplo brilhante do que pode ser realizado quando a compaixão se une à ação. Convidamos você a visitar esse maravilhoso complexo, aprender sobre suas iniciativas e, quem sabe, encontrar maneiras de contribuir para esta causa nobre.


Seu interesse não apenas ajuda a garantir um futuro mais promissor para nossos animais amigos, mas também reforça a mensagem de que cada um de nós tem um papel a proteger na conservação de nosso planeta.



Contate e Visite:

- Instituto Catarinense de Conservação da Fauna e Flora – ICCO

- Localização: Rod. BR 101, Km 137 s/n - Nova Esperança, SC, 88332-510

- Contato: +55 (47) 3367-3277 | (47) 3367-0033 | administraçã[email protected]

- Site: www.zoobalneariocamboriu.com.br

- Instagram:@zoologicobc



Através de ações conscientes e educativas, podemos juntos fazer a diferença na preservação de nossa rica biodiversidade. Venha conhecer e apoiar o trabalho incrível realizado pelo Zoológico de Balneário Camboriú.

Nossos corretores

Entre em contato com nossa equipe

icon-natelaNatela- Soluções Web

Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossaPolítica de Privacidade.

OK, entendi.